Partindo do pressuposto de que a educação e o lazer são para todos, busca-se reconhecimento e valorização da diversidade e das diferenças individuais como elementos intrínsecos e enriquecedores das relações humanas. É com base na melhoria da qualidade de vida, através de atividades de educação, lazer, cultura, esporte, educação para o trabalho, ética e cidadania que os projetos serão desenvolvidos.
Na perspectiva de formação de um cidadão pensante e ativo, buscamos, atraves dos projetos, fazer com que os participantes tenham autonomia e autoria de pensamentos, sejam pesquisadores e utilizem o conhecimento em situações desafiadoras, aprendam a aprender, sejam empreendedores capazes de desenvolver atividades em grupo, cooperativos, éticos, responsáveis com a manutenção do patrimônio e do meio ambiente, reconheçam-se como pessoas e sejam agentes transformadores da sociedade com possibilidades de avaliar e questionar a realidade social, favorecendo mudanças e garantindo a construção de conhecimentos e valores para uma compreensão crítica e transformadora da realidade na qual estão inseridos.
Além de um espaço de lazer e dos projetos sistematizados, a escola a partir de sua prática diária, busca a superação de preconceitos e combate às atitudes discriminatórias, pois, a diversidade dos freqüentadores forma um ambiente onde convivem crianças, jovens, adultos e idosos de origens, níveis socioeconômicos, com costumes, dogmas religiosos e visões de mundo diferentes.
As atividades desenvolvidas na escola, voltadas ao público, visam à construção da cidadania e da autonomia moral e intelectual, tendo como princípio norteador o resgate de valores e da identidade (construção de sujeitos históricos, competentes, críticos, éticos e participativos capazes de transformarem a realidade social e política numa relação de respeito consigo mesmo, com o outro e com a natureza). A articulação e a participação da comunidade são de fundamental importância para o desenvolvimento de diversas atividades nos finais de semana, criando uma base objetiva de respeito indispensável ao conhecimento, cultura e vida que as pessoas envolvidas têm no seu cotidiano, ponto de partida de qualquer intervenção educativa. Com isso, se garante o atendimento aos interesses, necessidades concretas e as motivações dos participantes para a formação humana no espaço escolar, porque impulsiona cada participante no avanço da convivência e no sentido da existência humana para o exercício da cidadania.
Os participantes dividem suas conquistas e alegrias, mas também suas dificuldades e problemas e é nesses momentos que uma equipe entrosada faz a diferença, é preciso ser líder, mas acima de tudo solidário com os que o cercam.